quinta-feira, 17 de setembro de 2009

2012 – uma odisséia no mundo maia

(Mais uma pra MyWave)

A América eles dominaram por sete séculos, mas a discussão eles ocupam até hoje; cálculos malucos, previsões certas e muito mais que coincidência na sétima profecia maia

Proclamação. Proferir. Professar. Professor. Prognóstico. Progressão. Progresso. Projeção. Promessa. Promissor. Pronunciamento. Provável. Profecia. Estranho como as palavras se ligam (qualquer dúvida, procure no dicionário). Quase tão estranho quanto como esta profecia proclama uma projeção promissora de um progresso já pronunciado em outras proclamações. Ok, vamos parar com o jogo maluco de palavras e vamos ao jogo maluco do tempo que fundamenta uma das profecias que mais tem chamado a atenção, e vai ganhar até filme este ano: a profecia maia de 2012.

A profecia maia é um ciclo astronômico de 5.125 anos gregorianos - medida do nosso calendário. Isso quer dizer que a Terra a cada 5.125 anos termina seu ciclo. É a chamada Conta Longa, que se iniciou em 11 de agosto de 3113 a.C. e terminará em 21 de dezembro de 2012, quando, segundo as escrituras e história maias, algo muito grave vai acontecer. Mas cuidado: não confunda este “muito grave” com fim do mundo e outras previsões à la mãe Diná que estouram o mundo em mil pedacinhos. O novo ciclo indica simplesmente que a Terra do jeito que conhecemos deixará de existir.

O Livro Sagrado Maia diz: "Ao final do último Katun (1992-2012) haverá um tempo em que estarão imersos na escuridão, mas logo virão os homens do Sol trazendo o sinal futuro". Nem parece tão ruim assim, né?! No andar da carruagem, algumas mudanças poderiam até fazer bem aos seres humanos. Mas quais seriam ao certo estas mudanças?

Eis aí uma das grandes incógnitas desta profecia. Infelizmente, os detalhes ficaram perdidos nos milhares de anos que nos separam desta civilização e nos documentos destruídos pelo tempo ou propositalmente. “Os padres católicos queimaram todos os códices maias (placas feitas de fibras vegetais onde escreviam), no século XVI, por ordem de Dom Diego de Landa, bispo do Yucatán”, explica o autor do livro 2012 A Profecia Maia, Alberto Beuttenmüller. Muitos dos livros foram destruídos por motivos militares, para quebrar o ânimo dos nativos e facilitar a conquista do povo maia pelos espanhóis mais adiante.

O que se conseguiu apurar nos resquícios desta comunidade, que outrora dominou a América Central, foi o alerta para mudanças do planeta e do sol. No dia 11 de dezembro de 2012, a Terra estará alinhada com o Sol e com o centro da nossa galáxia, a Via Láctea, onde existe o famoso buraco negro. Isso só acontece a cada 26 mil anos.

Alguns cientistas defendem que este alinhamento com o buraco supermassivo levará a uma mudança do campo magnético terrestre que desencadeará tsunamis, vulcões, terremotos, entre outros desastres naturais. No dia 11 de agosto de 3113 a.C., os maias fixaram o nascimento do "Quinto Sol" – era atual – com final para 2012, onde entra o “Sexto Sol”. Será como uma inversão nos pólos terrestres. “As pessoas que estão morrendo devido a fenômenos como enchentes e terremotos já são as vítimas fatais do ciclo. E para elas o mundo acabou...”, completa Beuttenmüller ao defender o fim em doses homeopáticas. Medo.

Na internet, já podemos encontrar até mapas de como ficará o quebra-cabeça dos continentes após esta mudança magnética. A Europa e a América do Norte iriam milhares de quilômetros em direção ao Norte e seus climas se tornariam polares. E numa projeção ainda mais pessimista, a Terra em certo ponto pararia e inverteria o sentido de sua rotação. Já imaginou as conseqüências disso? O que era quente virar frio, noite virar dia, e por aí vai.

Os códices também falam da aparição de um cometa que poderia se chocar com o nosso lar doce lar – Terra. Mas o tal Planeta X ou Nibiru não aparece em momento algum. Estas duas lendas aparecem normalmente em teorias e projeções espirituais, e não científicas. O Planeta X (letra que representa a dúvida matemática) seria um corpo celeste do sistema solar localizado depois de Netuno. O boato começou quando astrônomos observaram irregularidades na órbita de Netuno e em outros gases no espaço. Mas, com novas missões espaciais, que não detectaram nenhuma forte atração gravitacional, a hipótese foi rejeitada.

Outro historia da carochinha seria o Nibiru. Provindo da cultura suméria, o planeta apareceu pela primeira vez em uma escritura babilônica sobre a criação e fim do universo e dos humanos. Segundo os sumérios, na formação do sistema solar, Nibiru foi atraído pelo Sol e se chocou com outro planeta que deu origem à Terra. Agora, Nibiru vagaria lentamente pelo espaço e estaria se aproximando da Terra no ano de...? Adivinhe! 2012!

“Os sumérios deixaram nas suas tábuas de escrita que o Nibiru irá passar próximo à Terra e criará o caos, mas tudo depende de bons tradutores. Alguns espertos estão querendo ganhar dinheiro com um fim do mundo que não existe”, defende Alberto.

Mais uma coincidência ou não, depende até que ponto a matéria já te convenceu e mudou seus planos para daqui a três anos. O planeta passa por mudanças climáticas, certo? Uma das mais abruptas que interrogam cientistas até hoje é a Era do Gelo. Na Sibéria, foram encontrados mamutes congelados em perfeito estado de conservação, em pé e com capim na boca. Isto é, houve uma queda instantânea de temperatura, cerca 100 graus negativos em questão de minutos.

Esta mudança repentina aconteceria em períodos de milhares de anos e teria ocorrido pela última vez na era congelante, por volta de 10.000 a 12.000 anos atrás. Assim, a Terra está passando pelo fim de um ciclo de 11.500 anos que será fechado com uma nova glaciação no ano de...? Chute! 2012!

Os 20 anos anteriores ao primeiro dia do "Sexto Sol", também descritos no livro sagrado, já nos permite tirar algumas conclusões. O último Katum, ciclo menor, teve início logo após um eclipse do Sol, que eles previram/calcularam para o dia 11 de julho de 1991 e que realmente aconteceu. Medo de novo. Após sete anos do início do Katum começaria uma era de escuridão e de desastres. Será? Confira os acontecimentos de 1999:

- 7 de agosto: terremoto de 5.9°, na escala Richer, na Grécia, com 218 mortos
- 8 de agosto: inundações catastróficas na China com milhares de mortos
- 17 de agosto: terremoto de 7.4º na Turquia com 15.000 mortos
- 20 de agosto: terremoto de 7.6º em Taiwan, com 2.000 mortos
- 22 de agosto: cadeia de terremotos entre 2º e 5.2º em todo o planeta. Um terremoto em Oaxaca (México), seguido de grandes incêndios devidos a explosões de gás com mais de 100 mortos
- 10 de outubro as chuvas produziram 300 mortos e 500.000 afetados também no México

Agora, deixando as desgraças, ressaltando a parte espiritual da coisa, o alinhamento de 2012 seria uma oportunidade para recebermos um alto nível de energia para elevarmos o nível da energia vital interna. Isso nos aliviaria da depressão, sofrimento e instituiria a paz interior em nossos corpos. A 7º profecia maia diz que a compreensão e aceitação deste processo de evolução levarão ao crescimento espiritual através da harmonia. Uau...

Os maias acreditavam que o ser humano é composto por 3 corpos: o físico, o astral (mental) e o espiritual. O corpo físico é temporal, formado de matéria em constante transformação organizada e animada pelo espírito. O astral ou mental, também temporal, encontra-se numa dimensão superior. Ele concentra as experiências adquiridas na vida presente, o ego e a personalidade. Por último, e nas dimensões mais altas, o corpo espiritual armazena de maneira permanente a experiência compreendida em cada vida. Em 2012, você poderá equilibrar estes três corpos e ganhar uma elevação ultra mega super blaster para esta e próximas vidas.

Lost?

Os maias tinham a concepção de que tempo e espaço tratam-se de uma só coisa e que flui não linearmente, como na convenção européia ocidental, mas circularmente, isto é, em ciclos repetitivos. Você achava que LOST era inovador? Bem-vindo o mundo maia!

O conceito chama-se Najt e é representado por uma espiral. Conhecendo o passado seria possível transportar as ocorrências para idêntico dia do ciclo futuro e os acontecimentos se repetiriam o que nos permite prever o futuro e exercer poder sobre ele. Tanto é que a adivinhação era a mais importante função da religião maia – prova disso é que a palavra usada para designar seus sacerdotes significava guardião dos dias. Quando nascia uma criança, os maias a apresentava aos sacerdotes que, em função do dia do nascimento, adivinhavam a futura personalidade da criança, seus traços marcantes, suas propensões, habilidades e dificuldades.

A observação da repetição cíclica das estações do ano e seus eventos climáticos, sincronizada à repetição do curso dos astros é que inspirou os maias à criação de seus calendários.

Escritor e estudante da cultura maia, Alberto, explica a obsessão desta antiga civilização por calendários. “Os maias foram grandes astrônomos e matemáticos. Tudo indica que eles criaram mais de 30 calendários. Esses cálculos de ciclos da Terra era uma de suas paixões”.

Eles estabeleceram um dia zero, que segundo os cientistas corresponde a 12 de agosto de 3113 a.C. Não se sabe o que aconteceu, mas provavelmente esta se trata de uma data mítica. A partir deste dia, os ciclos se repetiam. Podiam acontecer coisas diferentes nas datas anteriores de cada período, mas cada seqüência era exatamente igual à outra, passada ou futura. Por isso, os livros sagrados dos maias eram simultaneamente textos de história e de predição do futuro. Na perspectiva maia, passado, presente e futuro estão em uma mesma dimensão.

Apesar de não realizar as correções e trabalhando o ano com 365 dias fixos, como o ano bissexto, o calendário maia conta um erro anual de apenas 37 centésimos de segundo com relação ao ano solar verdadeiro, enquanto o nosso calendário gregoriano apresenta um erro anual de aproximadamente 26 segundos em relação ao ano solar.

Entenda os maias

Em 1517, o explorador espanhol Francisco Hernández de Córdoba chegou ao norte da península de Yucatán, perto da atual cidade mexicana de Cancun, com 110 homens, em três navios. A expedição de Hernández encontrou três grandes cidades, todas habitadas por um povo desconhecido dos espanhóis. A descoberta dos maias estava oficialmente feita. Eles já haviam entrado em declínio quando os espanhóis chegaram na América Central.

Hoje, os arqueólogos se esforçam para criar um retrato fiel da civilização que, por sete séculos, foi uma das mais desenvolvidas do Ocidente. Em 2004, encontraram na Guatemala indícios de estátuas criadas por este povo por volta de 1500 a.C. Nos 700 anos seguintes, levantaram El Petén, ainda na Guatemala, e se expandiram para o oeste, sudoeste e norte. Surgiram Palenque, Copán e Piedras Negras, entre outras 40 cidades - que ficavam no território que hoje alcança os atuais México, Belize e El Salvador, cerca de 325 mil quilômetros quadrados.

Nenhuma cidade tinha controle sobre a outra, mas as maiores e mais poderosas usavam o poder militar para conseguir os melhores acordos comerciais. Essa era uma organização política muito frágil e pouco estável. É por isso que, apesar de terem em comum a língua, os hábitos e a religião, eles nunca foram um único império. Esta estrutura política pode ter acelerado a decadência dos maias. Os achados arqueológicos indicam que, a partir do ano 900, suas principais cidades foram abandonadas.

Entre os séculos 10 e 12, os maias ainda registraram um período de renascimento, mas, a partir de 1441, isso foi por água abaixo ainda mais com a invasão espanhola. O título de grande civilização foi passado de vez para os astecas.

Mas, hoje, 6 milhões de pessoas que vivem em Yucatán e na Guatemala são consideradas maias. Eles falam 25 dialetos e vivem da mesma forma que seus antepassados que previram uma das mais famosas previsões atuais, eclipses, calendários, mudanças solares e terrestres, roteiro de um filme e a teoria de uma das séries mais assistidas. É...depois, a gente acha os astronautas da NASA e o autor de LOST inteligentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário